Projeto "Água, Fonte de Vida"

Hidrômetro

Data: 20/05/2004 - 5ª série

Área Envolvida: Matemática

Professoras: Márcia F. Salomão Guimarães e Célia Regina Chiachio Egea

Introdução:

          Uma das maiores preocupações dos ambientalistas atualmente é com a preservação da água potável - a água doce que pode ser consumida pelas pessoas. Em alguns lugares, ela já é tão rara que precisa ser racionada.
          De acordo com a ONU (Organização das Nações Unidas) e a Comissão Mundial Sobre a Água do Século 21, cerca de 500 milhões de habitantes de 29 países já sofrem com a escassez da água. Os especialistas dizem que nos próximos anos, a disputa pela água entre os países poderá até gerar guerras!
          É por isso que em países desenvolvidos há programas muito sérios de economia de água. No Japão, por exemplo, foram mudadas as regras da construção civil. Os novos condomínios, hotéis e hospitais devem ser construídos com sistemas de reaproveitamento da água.
          Veja um exemplo disso: a água que sai pelo ralo do boxe ou da banheira pode ser reaproveitada para as descargas dos vasos sanitários. (fonte: Almanaque Recreio - Editora Abril/2003).

Objetivos Gerais:

          A partir do Projeto: "Água, Fonte de Vida", enfocar o hidrômetro, visando a colocar o aluno em contato com o aparelho, que é o responsável pela medição do total de água consumida.

Objetivos Específicos:

- Conhecer, manusear e saber utilizar o hidrômetro como um aliado para o emprego ou consumo consciente da água.
- Proporcionar ao público alvo (alunos da 5ª série) a visualização e identificação dos diferentes tipos de hidrômetros.
- Vivenciar e interpretar os dados obtidos na leitura do hidrômetro.
- Ressaltar a grande importância de evitar o desperdício da água.
- Entender e investigar o encanamento de uma casa.
- Avaliar e calcular o impacto que causa uma torneira pingando.

Atividades:

- Leitura de uma conta de água.
- Investigar o uso da água em uma casa.
- Pesquisar o hidrômetro.